O conceito de casa inteligente, também chamadas de smart home, está se tornando mais comum a cada ano. Isso acontece porque a tecnologia está se desenvolvendo rapidamente, permitindo que sua utilização seja para os mais diversos objetivos.
Dessa forma, as residências automatizadas vieram para facilitar ainda mais as atividades do cotidiano e hoje, o que era apenas um pensamento utópico, virou realidade.
Mas, o que significa uma casa inteligente?
Trata-se de um imóvel que reúne diversos dispositivos conectados à internet e entre si. Sendo assim, a chamada smart home propõe aplicar essa integração por toda a casa e facilitar as tarefas e atividades que antes dependiam apenas dos moradores, como acender e apagar luzes, trancar as portas, levantar as persianas, entre outros.
Dessa maneira, todos os sistemas eletrônicos funcionam como um só, sob controle dos moradores de acordo com as predefinições de suas necessidades e hábitos. Nesse sentido, usa-se a tecnologia como aliada, oferecendo mais comodidade aos usuários, visto que ela pode ajudar os moradores a realizar as atividades de casa.
No entanto, as casas inteligentes vão além disso, elas também são sustentáveis e econômicas, uma vez que, por meio das automações, é possível otimizar os gastos de energia elétrica e garantir mais praticidade e segurança, pois você pode saber onde acontece em sua casa quando não está presente e ainda poder controlar isso pelo celular.
Benefícios da casa inteligente
Além da comodidade de controlar as funções da sua casa com apenas um toque, os sistemas integrados podem oferecer diversos outros benefícios para você em seu lar. Confira alguns deles:
- Economia de energia: ao contrário do que muitos pensam, as casas inteligentes geram uma economia significativa de energia, visto que é possível ajustar a intensidade e potência dos eletrodomésticos. Além disso, existem dispositivos que são capazes de gerenciar esse consumo, permitindo que alguns aparelhos sejam desligados quando não forem mais utilizados, colaborando também, para a sustentabilidade da casa.
- Segurança: a automação dos sistemas permite que os alarmes de sensores que captam movimento, calor e monitoramento sejam mais eficazes. Desse modo, sistemas biométricos, comandos de voz e muitas outras facilidades deixam o morador com total controle e segurança da sua casa, mesmo que ele não esteja presente, uma vez que é possível monitorar de longe através de aplicativos específicos para isso. Além disso, permite ainda, que os detectores de fumaça identifiquem possíveis incêndios, que aparelhos avisem se o gás está vazando e entre outras comodidades.
- Conforto e praticidade: as casas inteligentes permitem ao morador, ter total controle de tudo o que acontece em sua residência. Dessa forma, sair de casa sem ter medo de acontecer alguma coisa é uma das principais vantagens de se investir em uma smart home. Sendo assim, é possível programar o acendimento e desligamento automático das luzes em horários específicos, por exemplo. Além disso, o usuário pode interagir com os aparelhos de sua casa e até enviar solicitações a eles quando estiver fora de casa através de aplicativos.
Futuro da construção civil
O futuro dos lares é inteligente, tecnológico e sustentável. Essa é a maior tendência do setor do mercado imobiliário para o ano de 2022. É considerada irreversível, visto que apenas trouxe benefícios aos moradores e ao meio ambiente.
A Formacco vem criando cada vez mais empreendimentos inteligentes para sempre estar à frente das tendências mundiais e poder oferecer o melhor aos nossos clientes.
Gostou do assunto? Nos acompanhe nas redes sociais para não perder nenhuma novidade desse setor!