• Inovação
  • Mercado imobiliário
  • Tecnologia

Conheça como o Metaverso pode impactar o Mercado Imobiliário

Você já pensou em ser dono de um imóvel virtual? 

No primeiro momento, pode parecer loucura, mas os terrenos virtuais estão cada vez mais presentes em todos os setores e podem revolucionar o mercado imobiliário. Nesse sentido, as barreiras de relacionamento físico e virtual foram quebradas com a nova realidade, o metaverso.

Mas, o que é o metaverso?

A ideia surgiu por parte do fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, como uma realidade alternada, mais tecnológica e interativa do mundo real. Dessa forma, o metaverso busca ultrapassar os limites da presença física em um espaço completamente virtual e coletivo, onde todos podem entrar e colaborar.

A nova plataforma promete muito a todos os setores do mercado, auxiliando em diversas atividades, nas conexões e relações, permitindo, ainda, o trabalho remoto eficiente em qualquer lugar do mundo.

Sendo o fruto das inovações tecnológicas, o metaverso busca aumentar a produtividade e quebrar de vez a barreira entre o real e o virtual.

Sendo assim, para o mercado imobiliário, o cenário tende a ser otimista, podendo se tornar o setor mais promissor da realidade Meta.

Metaverso no mercado imobiliário

O processo para a aquisição de um imóvel muitas vezes pode ser demorado e caro. Contratos a assinar, pagamentos a serem feitos e a necessidade de corretores e advogados são necessários a fim de realizar uma compra ou aluguel. Mesmo que não se possa evitar essas situações no mundo real, no Metaverso, elas ocorrem de maneira bem diferente.

Nessa perspectiva, nos imóveis virtuais, essas transações são feitas rapidamente com contratos inteligentes e processos jurídicos automatizados.

A Formacco está atualizada nessa nova realidade e investindo em ambientes virtuais. Isso possibilita ao cliente uma maior interação com o ambiente que lhe interessa. Nesse sentido, o La Spezia será nosso primeiro empreendimento a ter sua versão digital! Continue nos acompanhando para ficar ligado nessa novidade.

Desse modo, muitas empresas já estão investindo nesses espaços para a realização de reuniões, eventos e encontros. Dessa forma, é possível conectar pessoas de diversos lugares do mundo simultaneamente em uma única sala virtual. “As possibilidades são infinitas, qualquer um pode criar e fazer parte” relata Fernando Godoy, CEO da Flex Interativa, startup pioneira nessa tecnologia no Brasil.

Essa iniciativa levou o mercado imobiliário a novos patamares na compra de ativos, terrenos, casas e bens no mundo virtual. Nessa visão, o The Sandbox é a maior plataforma no setor de compra e vendas de imóveis virtuais, movimentando mais de US $86 milhões em transações.

Inúmeras possibilidades

Dessa forma, o metaverso abriu inúmeras possibilidades, principalmente ao consumidor. Isso acontece porque agora o comprador, através da plataforma, pode visitar o imóvel praticamente presencialmente antes de tomar uma decisão. Nesse sentido, o cliente tem a possibilidade de entrar na versão virtual do imóvel e explorar todos os cômodos como se realmente estivesse andando pelo apartamento, transformando a maneira como o pré-venda imobiliário acontece. Assim, a versão virtual do imóvel torna-se uma extensão do mundo real.

“Acreditamos que o metaverso é a próxima evolução da conexão social e terá um papel no futuro do mercado imobiliário de uma forma ou de outra”, disse Daniel de la Vega, presidente da One Sotheby ‘s International Realty, à Forbes. É uma nova era para o mercado imobiliário e para a experiência do cliente, que terá a oportunidade de montar seu imóvel ideal e visitá-lo antes de efetivamente comprá-lo.

O conceito Meta está mais próximo do que imaginamos, as conexões humanas estão caminhando rumo ao virtual e o mercado imobiliário será impactado por essa nova realidade. O que será que vem aí?

Para saber mais sobre o assunto e todas as novidades do setor, acompanhe nossa rede social e confira nossos empreendimentos.